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domingo, 28 de maio de 2023
ARTIGO - A importância de experiências pessoais na transformação social. (Padre Carlos)
ARTIGO - Entre sonhos e saudades: as melodias que ecoam a alma dos brasileiros. (Padre Carlos)
Retratos musicais de
uma era em transformação:
Ah, sabe aqueles dias em que você acorda com um turbilhão de pensamentos na cabeça e sente uma urgência em colocá-los no papel? Pois é, hoje foi um desses dias! E é justamente nessa vibe que eu gostaria de compartilhar com vocês um pouco do universo em que Adoniran Barbosa compôs "Trem das Onze" e Mário Lago deu vida à música "Amélia". Vamos voltar no tempo e explorar um Brasil dos anos cinquenta, cheio de transformações sociais, políticas e culturais. Vamos criar aqueles imaginários, aqueles sonhos, aquele universo que habitava o coração dos paulistanos e cariocas da época.
Adoniran Barbosa, ah, esse poeta que aprendeu como ninguém interpreta o cotidiano das mais humildes da população urbana em suas colaborações. "Trem das Onze" é uma daquelas músicas que ficaram marcadas na memória de todos, lançada em 1964, mas composta lá em 1942. Essa canção conta a história de um homem que, para pegar o último trem rumo a Jaçanã, um bairro distante de São Paulo, precisa se despedir de sua amada. A música revela as dificuldades de locomoção na cidade, a influência dos imigrantes italianos na linguagem e na cultura paulistana e uma nostalgia pelos tempos que se perdiam com a modernização.
Já Mário Lago, esse homem multifacetado, um verdadeiro camaleão que transitava entre a advocacia, a poesia, o rádio, a composição, a escrita e até a atuação. Ele era um sujeito cheio de dons, mas também um militante político e um boêmio de primeira. Sua sensibilidade para as causas populares o levou a compor sambas populares como "Ai! Que Saudade da Amélia" e "Atire a Primeira Pedra", ambos em parceria com Ataulfo Alves. "Amélia" foi lançada em 1942 e se tornou um sucesso nacional, retratando uma mulher que se submetia e era companheira do homem em todas as dificuldades, sem vaidades ou exigências. Essa música acabou criando na sociedade um conceito de "Amélia", como sendo a mulher ideal para os homens da época. Em acreditem se quiserem,
Essas duas músicas viveram nos aspectos da vida brasileira na década de cinquenta, um momento em que o país um intenso processo de industrialização, urbanização e desenvolvimento econômico. Ao mesmo tempo, havia conflitos sociais, políticos e culturais entre as diferentes classes e regiões do país. A música popular brasileira surgiu como uma forma de expressar todas essas contradições e também de criar identidades e imaginários coletivos.
Ah, e como era o coração do paulistano na década de cinquenta? Posso dizer que era um coração que pulsava em meio a uma São Paulo em plena transformação. Era uma cidade fervilhante, com suas construções e fábricas. Acredito que estavam levantando os espelhos que Caetano falava.
São Paulo, uma cidade em constante ebulição, com suas ruas movimentadas, prédios sendo construídos a todo vapor e uma diversidade cultural cada vez mais presente. Nas esquinas, a mistura de imigrantes italianos, que perdeu sua marca na região da Mooca e do Bixiga, com os paulistanos de nascente criaram um verdadeiro caldeirão de sotaques e tradições.
E é nesse cenário caótico e cheio de vida que Adoniran Barbosa encontrou sua inspiração. Com seu jeito peculiar de cantar e compor, ele capturou a essência desse cotidiano agitado. Suas músicas retratavam as dificuldades e as alegrias do povo trabalhador, que enfrentava longas jornadas e condições de vida precárias. Em "Trem das Onze", Adoniran nos conta a história de um homem simples que precisa partir às onze horas da noite, no último horário do trem, deixando para trás sua amada. Essa canção é um verdadeiro retrato da dificuldade mobilidade urbana em uma cidade que ainda tentou se adaptar ao rápido crescimento.
Enquanto isso, no Rio de Janeiro, Mário Lago também encontrou inspiração para suas composições. E que cidade era essa, o Rio! Um lugar vibrante, cheio de energia e contrastes. E lá estava Mário Lago, absorvendo tudo isso e divertindo-se em música. "Amélia", sua canção mais conhecida, se tornou um hino à mulher que dedicava sua vida integralmente ao lar e à família, abrindo mão de suas próprias vontades. Em uma época em que os papéis de gênero eram rigidamente definidos, Amélia representava o ideal de esposa e mãe, sem vaidades ou ambições individuais. Essa música refletia os valores conservadores da sociedade da época, mas também despertava questionamentos sobre o papel e a posição da mulher naquele contexto.
Tanto Adoniran Barbosa quanto Mário Lago conseguiram retratar, cada um à sua maneira, o universo da segunda metade da década de quarenta e dos anos cinquenta . Suas composições capturaram as dores e os amores daquela época, revelando a essência dos espaços urbanos em que viviam. São Paulo e Rio de Janeiro eram cidades em constante transformação, cheias de particularidades e contrastes. As melodias e essas letras artistas se tornaram verdadeiras porta-vozes de uma geração, ecoando a esperança e os desafios de um Brasil em evolução.
No coração do paulistano e do carioca do final da década de quarenta e de toda a década de cinquenta, pulsavam os sonhos de um país em constante movimento. Eram tempos de esperança, desafios e muita música. Adoniran Barbosa e Mário Lago foram artistas visionários, capazes de capturar a essência de uma época e transmiti-la através de suas composições atemporais. Suas músicas continuam ecoando até os dias de hoje, transportando os ouvintes para aquele universo repleto de imaginação, sonhos e saudades.
sábado, 27 de maio de 2023
ARTIGO - Temos de garantir a Appio o direito de defesa: o afastamento do Juiz é uma afronta à Justiça, a Democracia e ao Estado de Direito. (Padre Carlos)
Temos que garantir
a Appio o direito de se defender
O afastamento do
juiz Eduardo Appio da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos processos
da Lava Jato, é uma afronta à Justiça e à operação que desvendou o maior
esquema de corrupção da história do país. Appio foi afastado na última
segunda-feira 22 pelo Conselho do Tribunal Regional Federal da 4ª Região
(TRF-4), sob a acusação de ter intimidado o filho do desembargador Marcelo
Malucelli, que se declarou suspeito de julgar casos da Lava Jato por ter seu
filho sócio do ex-juiz Sergio Moro em um escritório de advocacia.
A decisão do
TRF-4 é arbitrária, ilegal e baseada em indícios frágeis e inconclusivos. Não
há provas de que Appio tenha feito a ligação telefônica para o filho de
Malucelli, apenas uma suposta semelhança de voz. Além disso, não há nada de
ameaçador na conversa, apenas uma tentativa de obter o contato do desembargador
para tratar de um assunto administrativo. O próprio Appio nega ter feito a
ligação e diz que não sabe de nada.
O afastamento de
Appio é uma violação ao seu direito ao contraditório e à ampla defesa, pois ele
não foi ouvido previamente nem teve acesso ao processo. É também uma violação à
sua independência funcional, pois ele foi punido por exercer sua atividade
jurisdicional com rigor e imparcialidade. Appio é um juiz sério, competente e crítico
dos abusos cometidos pela Lava Jato sob o comando de Moro. Ele anulou decisões
de Moro contra o ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral, por considerar
que o ex-juiz foi parcial e violou o princípio do juiz natural.
Appio é um
defensor da legalidade e da democracia, que busca corrigir os erros e as
ilegalidades praticadas pela Lava Jato. Ele não merece ser afastado por uma
denúncia infundada e motivada por interesses pessoais e políticos. Ele merece
ser respeitado e apoiado por todos os que defendem a Justiça e o combate à
corrupção sem violar os direitos e as garantias fundamentais.
Por isso, a
defesa de Appio pede que o corregedor-nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão,
submeta a representação ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão competente
para julgar os magistrados federais. A defesa alega que o TRF-4 não tem
imparcialidade nem isenção para prosseguir com o procedimento disciplinar
contra Appio, pois está envolvido no caso e tem interesse em afastá-lo da Lava
Jato.
O CNJ deve
acolher o pedido da defesa e garantir a Appio o direito de se defender das
acusações e de retornar à 13ª Vara Federal de Curitiba. O afastamento de Appio
é uma tentativa de enfraquecer a Lava Jato e de proteger os interesses de Moro e
seus aliados. É uma tentativa de impedir que a verdade sobre a Lava Jato venha
à tona e que os responsáveis pelos crimes cometidos na operação sejam punidos.
A sociedade
brasileira não pode aceitar esse ataque à Justiça e à Lava Jato. É preciso
apoiar Appio e exigir que ele seja reconduzido ao seu cargo. É preciso defender
a Lava Jato como uma operação que busca combater a corrupção com respeito à lei
e aos direitos humanos. É preciso defender a democracia e o Estado de Direito
contra os que querem subvertê-los em nome de interesses escusos.
sexta-feira, 26 de maio de 2023
ARTIGO - O ministro que não se intimida com as tentativas da oposição.( Padre Carlos)
Flávio Dino: o ministro que desafia a oposição
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, tem se destacado no governo Lula pela sua competência, firmeza e coragem. Em menos de um ano à frente da pasta, ele já realizou importantes ações para combater a corrupção, o crime organizado, o terrorismo e as violações de direitos humanos. Além disso, ele tem defendido a democracia, a Constituição e o Estado de Direito diante das constantes ameaças e ataques da oposição.
Um exemplo dessa postura foi a sua participação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, no dia 28 de março. Na ocasião, ele foi convocado pelos parlamentares da oposição para prestar esclarecimentos sobre as investigações da Polícia Federal envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus filhos. O que se viu foi um verdadeiro show de conhecimento jurídico, político e histórico por parte do ministro, que respondeu com tranquilidade e embasamento a todas as perguntas e provocações dos deputados.
O resultado foi que os parlamentares da oposição saíram frustrados e constrangidos da audiência, sem conseguir desestabilizar ou desqualificar o ministro. O próprio deputado federal Marco Feliciano (PL-SP), um dos mais ferrenhos aliados de Bolsonaro, reconheceu que Flávio Dino “moeu” e “destruiu” os deputados da oposição. Em um podcast, ele disse que a razão pela qual os parlamentares não convocaram o ministro para mais comissões na Câmara foi porque ele “engoliu uns 10” na CCJ.
Essa declaração revela o respeito e o temor que Flávio Dino inspira nos seus adversários políticos. Ele é um ministro que não se intimida com as tentativas de intimidação, que não se rende às pressões e que não se omite diante dos desafios. Ele é um ministro que honra o cargo que ocupa e que representa os anseios da maioria do povo brasileiro por justiça, segurança e democracia.
Flávio Dino é, sem dúvida, um dos maiores nomes do governo Lula e do cenário político nacional. Ele é um exemplo de que é possível fazer política com ética, competência e compromisso social. Ele é um ministro que desafia a oposição e que merece o nosso reconhecimento e apoio.
ARTIGO - Um Reflexo da Intolerância Presente em Nossa Sociedade.
Racismo
só no Futebol?
No mundo do futebol, rivalidades intensas e
apaixonadas são uma característica marcante. Contudo, em meio a essa competição
saudável, encontramos momentos em que a linha que separa o entusiasmo esportivo
do preconceito se torna tênue. Recentemente, o caso envolvendo o jogador do
Real Madrid, Vinicius Júnior, chamou a atenção para a questão do racismo e da
intolerância. É alarmante perceber que mesmo um atleta prestigiado, rico e com
posição privilegiada na sociedade ainda seja vítima desse tipo de ocorrência.
Isso nos faz refletir sobre a realidade dos negros na periferia, que não
possuem os mesmos recursos e estão ainda mais expostos à intolerância. Vivemos
um momento crucial na história, onde as máscaras caem e o preconceito com
negros e pobres se torna visível.
O futebol, como um uma parte da sociedade,
reflete as tensões e desigualdades existentes em nosso mundo. Através dos
estádios, das arquibancadas e dos campos, é possível observar a manifestação de
preconceitos arraigados, muitas vezes disfarçados de rivalidade entre os clubes.
No entanto, o sentimento envolvendo Vinicius Júnior demonstra que a
demonstração racial não se limita apenas a esse contexto e atinge até mesmo aqueles
que alcançaram fortuna e o sucesso.
Vinicius Júnior, um jovem talento do futebol
brasileiro, chegou ao Real Madrid com uma promissora carreira pela frente. Sua
trajetória, entretanto, tem sido marcada por atos de racismo. Insultos e
manifestações preconceituosas foram dirigidas a ele tanto dentro quanto fora
dos campos. É inaceitável que um atleta, independentemente de sua cor de pele,
precise lidar com tais comportamentos em pleno século XXI.
Esse
triste episódio nos faz questionar: se um jogador de futebol com todo o
prestígio, dinheiro e posição na sociedade sofre com o racismo, o que acontece
com os outros negros que vivem na periferia, sem os mesmos recursos e
oportunidades? A resposta é angustiante: esses indivíduos ainda são mais exposto
ao preconceito. São marginalizados, excluídos e tratados de forma desumana em
um sistema que perpetua desigualdades socioeconômicas e raciais.
O
caso de Vinicius Júnior é apenas uma pequena amostra de um problema estrutural
e enraizado em nossa sociedade. O racismo não se limita ao futebol, ele se
manifesta nas instituições, nas relações cotidianas e nos discursos de ódio
disseminados nas redes sociais. É necessário um esforço coletivo para combater
essa realidade e promover a igualdade de oportunidades para todos os
indivíduos, independentemente de sua cor de pele.
Felizmente, há iniciativas que buscam enfrentar o racismo no futebol. Clubes, entidades esportivas e jogadores influentes têm levantado suas vozes contra o preconceito racial, utilizando sua visibilidade para conscientizar e promover mudanças. Além disso, é importante ressaltar a importância do papel das autoridades esportivas e governos na implementação de medidas efetivas de combate ao racismo.
No
entanto, é fundamental compreender que a luta contra o racismo não pode se
limitar apenas ao âmbito esportivo. O racismo é um reflexo de uma sociedade
desigual, permeada por preconceitos e discriminações. Portanto, é necessário um
esforço conjunto para promover uma mudança real e duradoura.
A
educação desempenha um papel fundamental nesse processo. É necessário
incentivar a conscientização desde cedo, nas escolas e nas famílias, sobre a
importância da segurança racial e da valorização da diversidade. Além disso, é
preciso investir em programas de inclusão social, proporcionando oportunidades
iguais para todos, independentemente de sua origem étnica.
Outro
aspecto relevante é a conscientização e responsabilização dos agressores. É
preciso que a sociedade condene de forma veemente os atos racistas, seja nos
estádios, nas ruas ou nas redes sociais. As leis devem ser rigorosas e
aplicadas de forma efetiva, punindo aqueles que perpetuam o racismo.
No
entanto, a luta contra o racismo não se resume apenas à esfera jurídica. É
necessário um trabalho profundo de desconstrução de estereótipos e preconceitos
arraigados em nossa sociedade. Isso envolve uma mudança de mentalidade, uma
reflexão individual e coletiva sobre nossos próprios preconceitos e busca por
uma convivência mais respeitosa e inclusiva.
quinta-feira, 25 de maio de 2023
ARTIGO - A Belle Époque do movimento estudantil. (Padre Carlos)
ARTIGO - O legado de Aurino Cajaíba: O acervo do Museu que resgata a história nacional e local. (Padre Carlos)
Um patrimônio cultural em meio ao abandono
O acervo do Museu Cajaíba, composto por
mais de 180 obras históricas, é um verdadeiro tesouro que testemunha o passado
nacional e local. Localizado na cidade de Vitória da Conquista, o museu foi
construído a partir da década de 1960 e tem despertado interesse não só entre
estudiosos, mas também entre educadores da região, que enxergam o potencial do
acervo como recurso de aprendizagem para os alunos das escolas públicas.
O responsável pela criação desse espaço
singular foi o renomado escultor Aurino Cajaíba, nascido na cidade de Itaquara,
na Bahia, e radicado em Vitória da Conquista desde 1950. Com sua habilidade
artística e uma visão única, Cajaíba utilizou restos de materiais da construção
civil encontrados na cidade para transformar objetos aparentemente sem valor em
verdadeiras obras de arte. Essas obras, que compõem o acervo do Museu Cajaíba,
conferem ao espaço uma importância cultural e histórica inestimável.
Durante seu auge, o Museu Cajaíba foi
considerado o maior museu a céu aberto da América Latina, atraindo visitantes e
pesquisadores interessados em explorar suas obras e desvendar as histórias por
trás delas. No entanto, o cenário atual é de abandono. A família Cajaíba
enfrenta dificuldades financeiras para manter o museu ativo e, por isso, busca
o apoio do poder público para preservar esse patrimônio cultural.
Ana Gonçalves, uma professora e
pesquisadora dedicada, está conduzindo um estudo sobre o Museu Cajaíba. Seu
objetivo vai além de despertar o interesse das autoridades em cuidar e
valorizar esse espaço único. Ela também busca apresentar a memória histórica
ali presente para a região e, principalmente, para a comunidade estudantil.
Vitória da Conquista é uma cidade que recebe muitos turistas, e o Museu Cajaíba
poderia se tornar um ponto de destaque no circuito turístico local,
contribuindo para o enriquecimento cultural e histórico da região.
O desejo de Ana Gonçalves é resgatar não
apenas a figura do artista Aurino Cajaíba e sua produção cultural, mas também
as narrativas relacionadas à história nacional e local, enriquecendo o
conhecimento da comunidade. Através desse resgate, o Museu Cajaíba poderá se
tornar um espaço de aprendizagem e reflexão, onde visitantes e estudantes
poderão mergulhar nas ricas histórias que as obras contam, compreendendo a
importância do patrimônio cultural para a identidade de uma sociedade.
Com ações efetivas do poder público e o
envolvimento da comunidade, é possível vislumbrar um futuro promissor para o
Museu Cajaíba. Ao valorizar esse espaço cultural e histórico, a cidade de
Vitória da Conquista não apenas preserva sua memória, mas também fortalece seu
potencial turístico e enriquece a vida dos seus habitantes.
ARTIGO - A geração que fez a diferença! (Padre Carlos)
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