Retratos musicais de
uma era em transformação:
Ah, sabe aqueles dias em que você acorda com um turbilhão de pensamentos na cabeça e sente uma urgência em colocá-los no papel? Pois é, hoje foi um desses dias! E é justamente nessa vibe que eu gostaria de compartilhar com vocês um pouco do universo em que Adoniran Barbosa compôs "Trem das Onze" e Mário Lago deu vida à música "Amélia". Vamos voltar no tempo e explorar um Brasil dos anos cinquenta, cheio de transformações sociais, políticas e culturais. Vamos criar aqueles imaginários, aqueles sonhos, aquele universo que habitava o coração dos paulistanos e cariocas da época.
Adoniran Barbosa, ah, esse poeta que aprendeu como ninguém interpreta o cotidiano das mais humildes da população urbana em suas colaborações. "Trem das Onze" é uma daquelas músicas que ficaram marcadas na memória de todos, lançada em 1964, mas composta lá em 1942. Essa canção conta a história de um homem que, para pegar o último trem rumo a Jaçanã, um bairro distante de São Paulo, precisa se despedir de sua amada. A música revela as dificuldades de locomoção na cidade, a influência dos imigrantes italianos na linguagem e na cultura paulistana e uma nostalgia pelos tempos que se perdiam com a modernização.
Já Mário Lago, esse homem multifacetado, um verdadeiro camaleão que transitava entre a advocacia, a poesia, o rádio, a composição, a escrita e até a atuação. Ele era um sujeito cheio de dons, mas também um militante político e um boêmio de primeira. Sua sensibilidade para as causas populares o levou a compor sambas populares como "Ai! Que Saudade da Amélia" e "Atire a Primeira Pedra", ambos em parceria com Ataulfo Alves. "Amélia" foi lançada em 1942 e se tornou um sucesso nacional, retratando uma mulher que se submetia e era companheira do homem em todas as dificuldades, sem vaidades ou exigências. Essa música acabou criando na sociedade um conceito de "Amélia", como sendo a mulher ideal para os homens da época. Em acreditem se quiserem,
Essas duas músicas viveram nos aspectos da vida brasileira na década de cinquenta, um momento em que o país um intenso processo de industrialização, urbanização e desenvolvimento econômico. Ao mesmo tempo, havia conflitos sociais, políticos e culturais entre as diferentes classes e regiões do país. A música popular brasileira surgiu como uma forma de expressar todas essas contradições e também de criar identidades e imaginários coletivos.
Ah, e como era o coração do paulistano na década de cinquenta? Posso dizer que era um coração que pulsava em meio a uma São Paulo em plena transformação. Era uma cidade fervilhante, com suas construções e fábricas. Acredito que estavam levantando os espelhos que Caetano falava.
São Paulo, uma cidade em constante ebulição, com suas ruas movimentadas, prédios sendo construídos a todo vapor e uma diversidade cultural cada vez mais presente. Nas esquinas, a mistura de imigrantes italianos, que perdeu sua marca na região da Mooca e do Bixiga, com os paulistanos de nascente criaram um verdadeiro caldeirão de sotaques e tradições.
E é nesse cenário caótico e cheio de vida que Adoniran Barbosa encontrou sua inspiração. Com seu jeito peculiar de cantar e compor, ele capturou a essência desse cotidiano agitado. Suas músicas retratavam as dificuldades e as alegrias do povo trabalhador, que enfrentava longas jornadas e condições de vida precárias. Em "Trem das Onze", Adoniran nos conta a história de um homem simples que precisa partir às onze horas da noite, no último horário do trem, deixando para trás sua amada. Essa canção é um verdadeiro retrato da dificuldade mobilidade urbana em uma cidade que ainda tentou se adaptar ao rápido crescimento.
Enquanto isso, no Rio de Janeiro, Mário Lago também encontrou inspiração para suas composições. E que cidade era essa, o Rio! Um lugar vibrante, cheio de energia e contrastes. E lá estava Mário Lago, absorvendo tudo isso e divertindo-se em música. "Amélia", sua canção mais conhecida, se tornou um hino à mulher que dedicava sua vida integralmente ao lar e à família, abrindo mão de suas próprias vontades. Em uma época em que os papéis de gênero eram rigidamente definidos, Amélia representava o ideal de esposa e mãe, sem vaidades ou ambições individuais. Essa música refletia os valores conservadores da sociedade da época, mas também despertava questionamentos sobre o papel e a posição da mulher naquele contexto.
Tanto Adoniran Barbosa quanto Mário Lago conseguiram retratar, cada um à sua maneira, o universo da segunda metade da década de quarenta e dos anos cinquenta . Suas composições capturaram as dores e os amores daquela época, revelando a essência dos espaços urbanos em que viviam. São Paulo e Rio de Janeiro eram cidades em constante transformação, cheias de particularidades e contrastes. As melodias e essas letras artistas se tornaram verdadeiras porta-vozes de uma geração, ecoando a esperança e os desafios de um Brasil em evolução.
No coração do paulistano e do carioca do final da década de quarenta e de toda a década de cinquenta, pulsavam os sonhos de um país em constante movimento. Eram tempos de esperança, desafios e muita música. Adoniran Barbosa e Mário Lago foram artistas visionários, capazes de capturar a essência de uma época e transmiti-la através de suas composições atemporais. Suas músicas continuam ecoando até os dias de hoje, transportando os ouvintes para aquele universo repleto de imaginação, sonhos e saudades.