terça-feira, 10 de novembro de 2020

ARTIGO - Pesquisas revelam que reeleição de Herzem está cada vez mais distante (Padre Carlos )

 


 

Pesquisas revelam que reeleição de Herzem está cada vez mais distante




 

Com o dia 15 se aproximando, as pesquisas (principalmente as eleitorais) vêm tornando-se cada vez mais importante para os cientistas político conhecerem a intenção do eleitorado. Os levantamentos dos institutos de pesquisas, contratado pelos órgãos de informação ou pelas chapas majoritárias, vão muito além de quem esta na frente pela prefeitura da nossa cidade: são usados também para conhecer os níveis de rejeição e a quantidade de indecisos na cidade na área rural, entre outras informações.


Numa eleição acirrada como a nossa, é comum que o prefeito de Vitória da Conquista Herzem Gusmão (MDB) critique o resultado da pesquisa eleitoral em que aparece distante da primeira posição, principalmente quando este instituto, não tem credibilidade na nossa cidade. Assim o candidato da situação e seus militantes atacaram o resultado das ultimas pesquisas eleitorais (especialmente porque se saiu mal). Mas não se deixe enganar: políticos, marqueteiros e partidos conhecem o valor das pesquisas para entender e se posicionar da melhor forma durante a disputa, e muitas vezes encomendam suas próprias pesquisas antes de tomar decisões.

Foi por isto que o prefeito tentou criar um fato político nesta segunda feira e para isto contou com a presença do prefeito da cidade de Salvador ACM Neto. Herzem e sua coordenação teria que amenizar os efeitos das novas pesquisas que sairia nesta terça feira, dia 10 e dava como um indicativo a provável vitória do professor José Raimundo do Partido dos Trabalhadores. Como político e profissional da imprensa, sabia que esta pesquisa tinha sido solicitada pelo jornal A Tarde e seria mais difícil desacreditá-la.

O fato mais importante desta pesquisas está nas leituras das entrelinhas destes números.  Como Herzem e Salomão têm o mesmo perfil político e ideológico, o eleitor de Salomão passou a adota a estratégia do voto útil para não sair derrotado ainda no primeiro turno. Isto explica a queda do candidato David Salomão (PRTB) que continuam em terceiro lugar, agora com 3%, 6 pontos a menos do que os 9% registrados antes.

O que eu quero chamar atenção dos nossos leitores é a dificuldade do prefeito conquistar novos eleitores e isto pode ser decisivo para sua derrota. Seu crescimento não se deu dentro da parcela de indecisos, mais dentro de um eleitorado que já estava definido ideologicamente. Este eleitor que descola da ultradireita quer que o seu voto seja decisivo. Por trás desse comportamento do eleitor de David Salomão, pode haver o descontentamento com o candidato, ou o entendimento do eleitor sobre o voto e a influência das pesquisas eleitorais.




Percebemos de forma clara o voto útil sendo aplicado na nossa cidade como uma ação estratégica adotada pelos eleitores deste candidato, o que importa para estes eleitores não é quem vencerá, mas o que posso fazer para impedir o retorno do PT ao governo.  Por exemplo, o candidato que você pretende votar está em quinto lugar nas pesquisas. O político que está em primeiro é aquele que você detesta. Então, para não elegê-lo, você muda de opção para não “perder o voto” com quem não está bem colocado.

 

 

 


Nenhum comentário:

ARTIGO - A geração que fez a diferença! (Padre Carlos)

A geração que fez a diferença!      Decorridos tantos anos do fim da ditadura, observa-se que a geração da utopia está partindo e a nova...