“Temos que nos aguentar”
Com problemas tão
variados que vão da saúde, mobilidade, água até à habitação, entre muitos
outros, Vitória da Conquista tem se despontado entre as cidades do Norte e
Nordeste que mais cresce com qualidade de vida. Assim somos um povo ordeiro e
trabalhador com características próprias, isto se deve a influencia que
sofremos do Norte de Minas ao invés do Recôncavo baiano, esta, terminou criando
uma cultura própria no Sudoeste do estado. Junto com milhares migrantes vindos
de vários pontos do país começou a surgir em meados do século passado à Nova
Conquista.
Diante desta
riqueza e necessidade de se expressar, chamamos a atenção da comunidade
conquistense e da classe empresarial e política para a importância da imprensa
regional. Sua importância é fundamental para a manutenção da democracia, para a
existência de uma população bem informada que não se deixe manipular. Por isto,
precisamos valoriza-la e encará-la como uma parceira nas suas lutas. Mas, para
isto precisamos apoiá-la financeiramente. É preciso criar uma cultura no meio
empresarial que as publicações publicitárias são consideradas investimento e não
despesas e além de alavancar seus negócios, contribuirá para ter uma imprensa
mais forte!
Não é por acaso
que exista poucos programas jornalístico nas rádios e blogs que mantenham uma independência
de pensamento, infelizmente, alguns se veem “obrigados” a se alinharem a
mandatos ou governos para continuarem existindo. Como dizia um velho
empresário: “Temos que nos aguentar”. Mas esse aguentar não pode nem deve ser uma
exclusiva responsabilidade nossa! É uma responsabilidade social, cultural e,
portanto, política!
A Imprensa Regional
precisa de apoios e acompanhar de perto este trabalho é fundamental,
isto é importante, mas não chega! Vemos as televisões cheias de publicidade
institucional e o que nos chega são migalhas!
Chegou a hora do
Estado, quer a nível estadual, quer a nível municipal, reconhecer a vital
importância da imprensa regional e passar a apoiá-la, ao invés de criar
problemas legais que obrigam a uma redução de investimento nos diferentes
órgãos de informação. Chegou a hora dos diferentes organismos do Estado privilegiarem
a comunicação de proximidade com a habitual publicidade institucional que é
preferencialmente dirigida para os poderosos meios de comunicação nacionais.