terça-feira, 7 de março de 2023

ARTIGO - A importância das musas na história da luta por direitos e liberdade. (Padre Carlos)

 

O simbolismo de espinhos e flores na trajetória destas mulheres.

 


Hoje eu gostaria de falar das meninas flores, falar da beleza e do charme que aquelas moças como as deusas gregas que eram capaz de inspirar  a criação artística ou científica, despertavam todos estes sentimentos  naquela rapaziada. Quando Alice Portugal ou Ana Cimon falava nas assembleias os meninos enchiam os olhos. Em nome destas duas musas do movimento estudantil, resolvi prestar uma homenagem a duas outras musas que representaram bem os sonhos desta geração.  Iara Iavelberg, Rosa de Luxemburgo e a beleza das rosas vermelhas são elementos que podem ser comparados devido ao simbolismo de suas histórias e características.

Assim como as rosas vermelhas, Iara e Rosa foram figuras marcantes em suas respectivas lutas políticas. Iara era uma guerrilheira que lutava contra a ditadura militar no Brasil, enquanto Rora era uma socialista que lutava pela liberdade e justiça social em Luxemburgo. Ambas eram mulheres atípicas e determinadas, que se dedicavam à causa em que acreditavam, assim como as rosas vermelhas que simbolizam a paixão e o amor.

Por outro lado, assim como as rosas vermelhas possuem espinhos que podem ferir, Iara e Rosa enfrentam grandes desafios e sustentam consequências por suas lutas. Iara e seu companheiro Lamarca foram mortos pelas forças de segurança brasileiras em uma ação armada, enquanto Rosa foi presa e morta pelos saldados de extrema-direita. Suas mortes trágicas nos lembram de que a luta pela liberdade e justiça muitas vezes envolve ganhos e resultados, assim como os espinhos das rosas vermelhas.

Em resumo, Iara Iavelberg, Rosa de Luxemburgo e as rosas vermelhas representam a beleza e a origem da luta por uma causa justa, mas também nos lembram da beleza e do chame que as meninas exerciam sobre a gente.

Iara Iavelberg, Rosa de Luxemburgo e as rosas vermelhas são símbolos de resistência e luta por um mundo mais justo. Embora cada uma tenha tido sua própria jornada e batalha, todas elas compartilham um espírito de coragem e determinação que inspirou muitas pessoas ao longo dos anos.

 

Nenhum comentário:

ARTIGO - A geração que fez a diferença! (Padre Carlos)

A geração que fez a diferença!      Decorridos tantos anos do fim da ditadura, observa-se que a geração da utopia está partindo e a nova...