Uma Igreja das
duas irmãs
Ontem nas minhas orações diaria, parei para fazer nao só uma exegese das leitura diárias, mas percebi que a profundidade doas textos merecia fazer também uma hermenêutica da nossa realidade. Atualmente através de lutas
feministas a mulher vem superando as desigualdades e alcançando vários direitos
nos diversos setores da sociedade, porém, quando se trata das esferas
religiosas ainda há uma distância a ser superada, pois alguns segmentos
religiosos mantém sua hierarquia estática permanecendo com práticas que
reforçam atitudes que desqualifica a mulher para assumirem cargos superiores no
interior de algumas tradições religiosas e principalmente no caso do
cristianismo.
O
que podemos extrair dos textos Sagado sobres as passagem de Maria e Marta? Que
Marta representa à ação e Maria a contemplação. Mestre Eckardt, paradoxalmente,
chamou a atenção para o fato de a verdadeira mística ser, afinal, Marta, no
contexto do que se chamou "a mística de olhos abertos", dirigida à ação
a favor dos outros. A contemplação sem ação, sem compaixão, pode não passar de
pura ilusão. De qualquer modo, é essencial sublinhar o que raramente ou mesmo
nunca se diz: Jesus está afirmando que as mulheres também podem e devem ser
discípulas. As
tradições religiosas têm um papel fundamental na perpetuação de pensamentos e
práticas que inferioriza a figura feminina na sociedade. Atualmente nas Igrejas
Católicas é permitida em alguns momentos a presença de mulheres no altar
atuando como ministras da eucaristia, podem fazer parte das variadas pastorais
e trabalhar nas ações missionárias. Mas, quando se trata da questão do
sacerdócio, este e os demais cargos de destaque que compõem a hierarquia
religiosa católica estão destinados aos homens. Isto porque entendem que o
sacerdócio é uma prática exclusiva ao sexo masculino e para tal justificativa
se respaldam em algumas passagens das Escrituras Sagradas: Enquanto o Novo Testamento
sinaliza para uma valorização. Assim, não é por acaso
que Maria está precisamente na posição do discípulo: aos pés de Jesus,
escutando a sua palavra. Contradizendo o que estava determinado, Jesus teve
discípulos e discípulas; as mulheres não podem estar confinadas ao serviço da
casa.
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Numa leitura abrangente e essencial, o que o
texto defende é uma Igreja das duas irmãs e a vida de todos, de cada um e de
cada uma, tem de ser a sínteses das duas irmãs.
Padre Carlos
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