quinta-feira, 25 de agosto de 2022

ARTIGO - Pesquisa AtlasIntel: Jerônimo (PT) lidera corrida eleitoral na Bahia pela 1ª vez

 


Como disse o professor Wilton: para esperançar!



As pesquisas eleitorais ou pesquisas políticas são a base para uma boa campanha eleitoral. Pensar em uma candidatura ou mesmo em administrar uma cidade, estado ou país nos dias de hoje sem a ajuda de empresas de pesquisa é praticamente impossível. São inúmeras as informações factíveis de serem extraídas desse tipo de pesquisa. Mas porque elas estão tão divergentes nos últimos tempos?

Quando o Instituto AtlasIntel divulgou sua pesquisa que indicava Jerônimo (PT) na liderança da corrida eleitoral na Bahia pela 1ª vez, deixou muita gente em duvidas em relação à metodologia e sem entender como esta pesquisa e seu resultado foram diferentes dos apontados por outras empresas da área.  A Pesquisa sinaliza uma virada de Jerônimo Rodrigues em relação à ACM Neto e aponta que o candidato do PT ao governo do estado da Bahia, lidera a corrida eleitoral. Jerônimo aparece com 38% das intenções de voto e ACM Neto (União Brasil), aparece com 35,6%, com uma margem de erro de dois pontos percentuais. Na verdade, há um empate técnico entre Jerônimo e ACM Neto.

Foram estes dados que levaram o Prof. Wilton Cunha a comentar e chamar a atenção para o dado novo e ressalta a importância das novas informações trazidas pelo Instituto Atlaslntel e sua metodologia. Segundo o Professor, a pesquisa é diferente do resultado e fora da curva, em relação aos outros Institutos, a novidade está em colocar no questionário apresentado que Jerônimo é do PT e o candidato de Lula. Assim, Wilton explica que o índice volta à normalidade para os resultados quando o candidato a governador pela legenda era Wagner. Segundo ele este dado é fundamental para o eleitor se posicionar. Para o Professor, “o pulo do gato está na informação do AtlasIntel ter colocado hoje e representa o conhecimento do eleitor no dia da eleição.” Com esta abordagem técnica e o trabalho de colher e interpretar tais informações, o professor Wilton Cunha, com sua capacidade de leitura dos números, consegue transcender os elementos que estar a nossa frente. Para ele, a metodologia utilizada na pesquisa contém algo de novo, não só no resultado, mas na forma e conteúdo. Ela se baseia na resposta a links de convite direcionados de forma aleatória e nele o eleitor se posiciona diante da informação recebida.

Não podemos negar que esta pesquisa se tornou um balde de água fria para ACM e seus aliados na Bahia. O fenômeno que estamos presenciando em relação a transferência de votos só vai acontecer se a militância for para rua e convencer o eleitor que Jeronimo é o candidato de Lula e do grupo de Correria.

 


Nenhum comentário:

ARTIGO - A geração que fez a diferença! (Padre Carlos)

A geração que fez a diferença!      Decorridos tantos anos do fim da ditadura, observa-se que a geração da utopia está partindo e a nova...