Como
disse o professor Wilton: para esperançar!
As pesquisas eleitorais ou pesquisas
políticas são a base para uma boa campanha eleitoral. Pensar em uma candidatura
ou mesmo em administrar uma cidade, estado ou país nos dias de hoje sem a ajuda
de empresas de pesquisa é praticamente impossível. São inúmeras as informações
factíveis de serem extraídas desse tipo de pesquisa. Mas porque elas estão tão
divergentes nos últimos tempos?
Quando o Instituto AtlasIntel divulgou sua pesquisa
que indicava Jerônimo (PT) na liderança da corrida eleitoral na Bahia pela 1ª
vez, deixou muita gente em duvidas em relação à metodologia e sem entender como
esta pesquisa e seu resultado foram diferentes dos apontados por outras
empresas da área. A Pesquisa sinaliza
uma virada de Jerônimo Rodrigues em relação à ACM Neto e aponta que o candidato
do PT ao governo do estado da Bahia, lidera a corrida eleitoral. Jerônimo
aparece com 38% das intenções de voto e ACM Neto (União Brasil), aparece com
35,6%, com uma margem de erro de dois pontos percentuais. Na verdade, há um
empate técnico entre Jerônimo e ACM Neto.
Foram estes dados que levaram o Prof.
Wilton Cunha a comentar e chamar a atenção para o dado novo e ressalta a importância
das novas informações trazidas pelo Instituto Atlaslntel e sua metodologia.
Segundo o Professor, a pesquisa é diferente do resultado e fora da curva, em
relação aos outros Institutos, a novidade está em colocar no questionário apresentado
que Jerônimo é do PT e o candidato de Lula. Assim, Wilton explica que o índice
volta à normalidade para os resultados quando o candidato a governador pela
legenda era Wagner. Segundo ele este dado é fundamental para o eleitor se
posicionar. Para o Professor, “o pulo do gato está na informação do AtlasIntel
ter colocado hoje e representa o conhecimento do eleitor no dia da eleição.” Com
esta abordagem técnica e o trabalho de colher e interpretar tais informações, o
professor Wilton Cunha, com sua capacidade de leitura dos números, consegue
transcender os elementos que estar a nossa frente. Para ele, a metodologia
utilizada na pesquisa contém algo de novo, não só no resultado, mas na forma e conteúdo.
Ela se baseia na resposta a links de convite direcionados de forma aleatória e nele
o eleitor se posiciona diante da informação recebida.
Não podemos negar que esta pesquisa se
tornou um balde de água fria para ACM e seus aliados na Bahia. O fenômeno que
estamos presenciando em relação a transferência de votos só vai acontecer se a
militância for para rua e convencer o eleitor que Jeronimo é o candidato de
Lula e do grupo de Correria.
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