São 40 anos de luta, quatro décadas dentro do PT. Partido pelo qual me apaixonei e carrego sua bandeira até hoje. O PT não é uma sigla, o partido são pessoas, são elas que devem ser abraçadas e parabenizadas, estando dentro ou fora do partido. Quero parabenizar aqueles que a quarenta anos fundaram o partido e todas as gerações que deram continuidade a esta luta.
Quarenta anos se passaram, lembro-me como hoje, estava no CEAS, para uma reunião da Pastoral Operária com o Pe. Confa, quando fui apresentado aquele jovem sindicalista (Wagner) que acabara de ser eleito presidente da comissão provisória do Diretório Estadual na Bahia.
Dediquei minha juventude e renunciei a boa parte de minha vida pessoal, para servir ao partido, lutar suas lutas, sonhar os seus sonhos, sofrer as suas derrotas. E o fiz, exclusivamente, por decisão pessoal, íntima, irrevogável. Pois acredito em suas propostas de transformação da sociedade. Devo confessar-lhes que me arrependo de não ter dado ainda mais, muito mais, até a medida da exaustão, no limiar do cansaço, por saber que fui feliz e me realizei em cada passeata, em cada campanha eleitoral, em cada jornada de luta, em cada esforço em busca do possível ou do impossível.
Durante estes quarenta anos, o Partido pode contar o carismático líder sindical como pilar e referência da luta de toda uma geração; assim dentro desta simbiose Lula foi forjado como mito e alma do próprio Partido. Com uma proposta de governo sem assustar o mercado financeiro, o PT e Lula conseguem vencer as eleições de 2002 com o slogan “Agora é Lula”. Pois a esperança venceu os ataques ao neoliberalismo. O NOSSO governo teve como destaque o programa Bolsa Família, Distribuição de renda programas sociais que mudam a sorte do povo brasileiro, sobre tudo daqueles que viviam abaixo da linha da miséria e defesa da soberania. E realizamos o que todos os sábios economistas afirmavam que jamais poderia acontecer demos um fim na dívida externa brasileira, elevando à potencialidade a capacidade de produção do Brasil. Aprovação do governo do Presidente Lula se confirma com sua reeleição em 2006 no segundo turno. Hoje, o PT ao completar quarenta anos, pode se orgulhar de tudo que fez, alcançamos resultados incríveis, principalmente, na redução das desigualdades. Tínhamos um sonho ambicioso há 40 anos e como foi um projeto (sonho) coletivo, conseguimos realizá-los. Daqui para frente, não devemos deixar de sonhar e sempre sermos comprometidos com esses sonhos e com o povo brasileiro.
Viva o PT, Viva a minha geração!
Padre Carlos
Nenhum comentário:
Postar um comentário