sexta-feira, 5 de novembro de 2021

ARTIGO - Título de Cidadão Conquistense, minha maior honraria (Padre Carlos)

 

Título de Cidadão Conquistense,  minha maior honraria


 

Existe um ditado que diz que o reconhecimento vem atrás no trabalho. Correto? Não, errado. Errado, porque sabemos que uns faz muito, e outros simplesmente não fazem e mesmo assim levam o mérito. Muitas vezes tenho a impressão de que, quanto mais eu faço, menos sou reconhecido. O verdadeiro reconhecimento vem de pessoas que você menos esperava.


Estou dizendo isto porque nesta quinta-feira, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) promoveu a Sessão Solene de Entrega do Título de Cidadão Conquistense – Edição 2021. A solenidade foi para homenagear 45 cidadãos e cidadãs que de alguma forma colaboram ou colaboraram com o desenvolvimento da cidade. A solenidade da noite passada me fez lembrar que apesar de ter militado e feito parte do partido que governou a cidade por vinte anos, foi um vereador da oposição que reconheceu o trabalho que tenho prestado a comunidade.

Gratidão não é simplesmente o fato de agradecer, ela tem a importância do reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe trouxe algum beneficio para o seu bem... A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção de outra pessoa. Talvez estes sejam o verdadeiro motivo que levaram os nossos representantes a escolherem estas pessoas.

Nunca me queixei nem cobrei reconhecimento algum. Nestes sessenta e dois anos de vida, aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos e... por estranho que pareça, sou grato a esses professores. Quem acolhe um benefício com gratidão, paga a primeira prestação da sua dívida.


Confesso aos senhores que fiquei muito honrado, maravilhado e emocionado com essa homenagem que recebi em 2009, por indicação do vereador Álvaro Píton.  Não poderia haver maior honraria para mim do que receber esse Título de Cidadão Conquistense.

Nenhum comentário:

ARTIGO - A geração que fez a diferença! (Padre Carlos)

A geração que fez a diferença!      Decorridos tantos anos do fim da ditadura, observa-se que a geração da utopia está partindo e a nova...