Serviços públicos de qualidade garantem a cidadania à população
Nosso serviço público sempre
foi o ‘elo mais fraco’ e o ‘primo pobre na prestação de serviço que o
estado e o governo oferecem aos cidadãos’. Todos nós desejamos e merecemos um serviço
de qualidade por parte das administrações públicas e esta baixa qualidade deixa
algumas dúvidas em relação a estas atividades. Será que é a falta de
competitividade e a certeza da estabilidade são os verdadeiros fatores? O dever
de lealdade deveria exigir do servidor maior dedicação ao serviço e a busca de
metas para se alcançar uma melhor qualidade nestes serviços. Quando isso
acontecer a ‘rivalidade público-privado’ não fará mais sentido.
Na área da saúde, há os
que defendem de forma obcecada o setor público, agarrando-se com todas as
forças as conquista do SUS, ignorando as falhas e as limitações que, no momento
presente, se tornam cada vez mais evidentes. Do outro lado, temos os que pensam
e defendem o contrário, isto é, que a qualidade e a excelência estão no setor privado,
este se aproveita das insuficiências do serviço público para crescer e se firmar
como alternativa válida para gerir a saúde dos brasileiros.
Com o passar dos tempos,
foram surgindo os grandes grupos econômicos com os seus hospitais privados, que
criaram formas e canais para drenarem recursos relacionados à saúde e são hoje,
segundo alguns liberais, a única solução em termos neste campo. Para isto, eles
precisam desacreditar todo o nosso Sistema Único de Saúde e contam com uma
imprensa coorporativa para desmontar estas conquistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário