sexta-feira, 7 de abril de 2023

ARTIGO – Esperamos um novo ministro do STF que possa defender os direitos dos trabalhadores e das minorias contra os ataques da direita e do Estado burguês.(Padre Carlos)

 

Lula e a escolha do novo ministro do STF

 


      O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está à frente das articulações para a escolha do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que irá ocupar a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em março deste ano. De acordo com fontes próximas ao líder petista, Lula está em busca de um nome que tenha visão democrática, coragem, condição técnica e sensibilidade social, que possa defender os direitos dos trabalhadores e das minorias contra os ataques da direita e do Estado burguês.

 

      Lula e a esquerda está tendo uma postura diferente dos seus outros mandatos, acredito que a direita com as duas ultima escolhas tenha ensinado o PT e o presidente terrivelmente republicano, que a corte é a arena dos embates ideológicos e de classes.  O que ficou claro neste vale de lagrimas é que não podemos indicar ministros sem critérios claros e em troca de apoio político de partidos aliados. Essas indicações resultaram em um Supremo desequilibrado, que foi cúmplice do golpe parlamentar contra Dilma em 2016 e das arbitrariedades da Operação Lava Jato contra Lula e outros líderes de esquerda.

 

      Para Lula, a escolha do novo ministro do STF não pode ser uma questão ideológica, mas sim uma questão de justiça e democracia. Ele não quer repetir os erros do passado e deixar que o Supremo se torne um instrumento de perseguição política e de violação dos direitos humanos. Por isso, defendemos que a escolha dos ministros seja feita por um conselho político, que represente os interesses da maioria do povo brasileiro.

 

      O novo ministro do STF tem que ser terrivelmente comprometido com os valores da Constituição de 1988, que consagra a cidadania, a dignidade e a soberania nacional. Lula já tem alguns nomes em mente, mas prefere não revelá-los por enquanto. Ele espera contar com o apoio da base aliada, pois não basta escolher, ele terá que enviar a indicação ao Senado para aprovação. Lula acredita que o novo ministro será um aliado na luta pela democracia e pelos direitos sociais no Brasil.

 

Nenhum comentário:

ARTIGO - A geração que fez a diferença! (Padre Carlos)

A geração que fez a diferença!      Decorridos tantos anos do fim da ditadura, observa-se que a geração da utopia está partindo e a nova...