quarta-feira, 26 de abril de 2023

ARTIGO - Papa Francisco abre espaço para mulheres e leigos no Sínodo dos Bispos. (Padre Carlos)

 

As mulheres terão voz e voto nas deliberações sinodais.

 



Em uma decisão histórica, o Papa Francisco anunciou nesta quarta-feira (26) que vai permitir que mulheres tenham direito a voto no próximo Sínodo dos Bispos, que acontecerá em outubro deste ano. O Sínodo é uma assembleia consultiva formada por bispos de todo o mundo, que se reúne periodicamente para discutir temas relevantes para a Igreja Católica.

 

Até agora, as mulheres podiam participar do Sínodo apenas como observadoras ou especialistas, sem poder expressar sua opinião nas votações finais. Com a mudança, elas poderão ser eleitas como delegadas das conferências episcopais ou das ordens religiosas e terão voz e voto nas deliberações sinodais.

 

O Papa Francisco também ampliou o número de leigos que poderão participar do Sínodo, passando de 30 para 40. Além disso, ele criou uma nova categoria de participantes chamada "auditores", que poderão intervir livremente nos debates, mas sem direito a voto.

 

As medidas fazem parte de uma reforma do regulamento do Sínodo dos Bispos, que foi publicada nesta quarta-feira pelo Vaticano. Segundo o documento, o objetivo é "favorecer a participação ativa e frutuosa de todos os membros do Povo de Deus" e "refletir a comunhão sinodal da Igreja".

 

O tema do próximo Sínodo dos Bispos será "Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão". A assembleia será realizada em duas fases: a primeira na diocesana, e a outra  geral,

 

A decisão do Papa Francisco de dar mais espaço para as mulheres e os leigos no Sínodo dos Bispos é vista como um sinal de abertura e renovação da Igreja Católica, que enfrenta desafios como a queda no número de fiéis, a crise dos abusos sexuais e a falta de vocações sacerdotais.

 

O Pontífice já havia manifestado em várias ocasiões seu desejo de promover uma maior inclusão feminina nas estruturas eclesiais e valorizar o papel dos leigos na evangelização. Em janeiro deste ano, ele nomeou pela primeira vez uma mulher como subsecretária do Sínodo dos Bispos: a freira francesa Nathalie Becquart.

 


Nenhum comentário:

ARTIGO - A geração que fez a diferença! (Padre Carlos)

A geração que fez a diferença!      Decorridos tantos anos do fim da ditadura, observa-se que a geração da utopia está partindo e a nova...