quarta-feira, 24 de março de 2021

ARTIGO - Morre Haroldo Lima (Padre Carlos)

 

Morre Haroldo Lima

 


 

A esquerda brasileira, o Partido Comunista do Brasil, e o povo brasileiro perdem hoje um dos seus mais conseqüentes e abnegados lutadores. Por isto, peço licença aos camaradas do PCdoB, para prestar esta homenagem ao velho líder comunista. Acredito que a maior homenagem que poderíamos fazer a Haroldo Lima, é     prosseguir a luta que ele vinha travando contra o fascismo até os últimos dias de vida, sempre com confiança no futuro, pelos interesses e direitos dos trabalhadores, por uma sociedade de liberdade e democracia.


Desta forma, quero aqui destacar papel ímpar que Haroldo Lima desempenhou na história recente do Brasil, na resistência contra a ditadura, pela liberdade e a democracia, na implantação da Nova República e em sua defesa, por uma sociedade livre da exploração e da opressão, a sociedade socialista.

Morreu um grande líder, um ilustre cidadão brasileiro, um intelectual e um político excepcionalmente perspicaz. Foi um grande lutador pela liberdade e foi um dos principais autores da frente de esquerda desde o seu início, ele acreditou que uma frente democrática poderia vencer a direita e através de uma coalizão fazer as transformações que o Brasil precisa tanto, quando algum do seu próprio campo duvidava ou contrariava, 


O fio condutor do percurso político deste grande estadista sempre foi à liberdade, mesmo sendo preso e torturado, nunca abandonou suas certezas. Eu hoje percebo que muitas vezes construímos sonhos em cima de países e projetos externos. O tempo passa e descobrimos que grandes mesmo eram os companheiros que estavam ao nosso lado e lutavam com a gente, e estes exemplos de luta e coragem, foram os verdadeiros manuais na construção dos nossos projetos e dos nossos sonhos.

Haroldo construiu a história e, por isso, a história guardará o seu nome, a sua obra, o seu exemplo.

 

 

Nenhum comentário:

ARTIGO - A geração que fez a diferença! (Padre Carlos)

A geração que fez a diferença!      Decorridos tantos anos do fim da ditadura, observa-se que a geração da utopia está partindo e a nova...