quarta-feira, 18 de agosto de 2021

ARTIGO - E assim se passaram 20 anos...(Padre Carlos)

 

 20 anos da Cotefave


 

Dizem que um homem é tão grande quanto os sonhos que sonha, assim ao lembrar que já faz vinte anos da caminhada da Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança (Cotefave), passei a entender também que um padre é tão grande quanto o amor que sente pelo próximo, bem como os valores que aprecia e quanto à fé que compartilha.


Assim, me lembrei muito estes dias quando Edillberto apresentou ao presbitério o projeto da Cotefave há duas décadas. Confesso aos senhores que apesar dos olhos daquele padre barbudo brilhar quando falava o projeto não passava de algumas glebas de terra doada por uma prima  freligiosa para que a Igreja pudesse fazer algum trabalho. Foi muito trabalho e persistência, para que desse certo, quando toda a probabilidade dizia ao contrario, o padre afirmava para os irmãos do clero que sonhos existem para tornarem-se realidade. E, para tornar realidade, não dormia mais pra descansar. Simplesmente dormia pra sonhar.

 

Desta forma nasceu a Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança (Cotefave) – localizada a dois quilômetros da cidade de Barra do Choça, na estrada que vai ao distrito do Sossego. Este trabalho foi fundamental para o Sudoeste baiano, e mesmo com toda dificuldade no início dos anos 2000, não abalaram a fé e a determinação do padre Edillberto.  A questão do uso de drogas já era um caso de saúde pública, desta forma, os primeiros anos apesar das dificuldades, foram inportante para ele e sua equipe buscasse conscientizar a comunidade e os Poderes Públicos, para que estes tratamentos fossem incluídos nas políticas de Estado, nos planos de governo e no cotidiano dos trabalhadores e dos serviços de saúde mental. A partir de 2010, o governo federal passou a investir na questão das drogas, propondo novas estratégias e reforçando outras já existentes, com o objetivo de solucionar o ‘problema' ou, pelo menos, minimizá-lo. Com isto, a segunda década de existência foi o tempo de consolidar as lutas e vitórias acumuladas.

Quando olho pra trás e vejo tudo o que este amigo teve que superar ate chegar aqui, percebo o tamanho da força que guiou este homem e sua inabalável fé. Sei que nestes vintes anos, muitas vezes, deve ter tido vontade, de fraquejar. Mas, a persistência deste padre, foi o combustível que nutriu este projeto, ele fez com que continuasse sempre firme em busca de seus objetivos e jamais desistisse de seus sonhos e conquistas. Desistência é a desculpa que o homem fraco encontra para justificar seus fracasso e suas fraquezas e ele sabia que sua derrota representaria a perda de muitas vidas e por isto ele não poderia falhar.


Tudo isto me fez ver, que passamos muitas vezes por pessoas no meio do caminho que, inconscientemente nos fazem perceber o quanto somos seres capazes de superar, obstáculos e dificuldades... E apesar disso tudo, ainda temos a certeza que podemos ser instrumento de Deus nessa terra.

Você pode ajudar a Cotefave a salvar vidas!

 



 

 

Nenhum comentário:

ARTIGO - A geração que fez a diferença! (Padre Carlos)

A geração que fez a diferença!      Decorridos tantos anos do fim da ditadura, observa-se que a geração da utopia está partindo e a nova...