segunda-feira, 9 de agosto de 2021

ARTIGO - Presidente atravessou o Rubicão. (Padre Carlos)

 

A sorte da democracia está lançada



 

Quando tomamos conhecimento das manobras militares que estão acontecendo em frente à Praça dos Três poderes, me lembrei de outro acontecimento semelhante. Quando estava no comando da XIII Legião, Caio Júlio César atravessou o rio Rubicão, uma fronteira natural que separa a Gália Cisalpina e a Itália em 11 de janeiro de 49 a.C.. À época, o Senado romano proibia formalmente a todo general em armas de transpor essa fronteira sem expressa autorização. Ao transgredir a ordem, Júlio César violou a lei de Roma e declarou guerra ao Senado. No instante em que atravessou o Rubicão, exclamou: “Alea jacta est” (A sorte está lançada).

 


A partir daquele momento, ninguém mais seguraria Júlio César. Com esta demonstração de força, entrou em Roma, afastou Pompeu e, ao fim de uma longa guerra civil, submeteu o conjunto do Império Romano aos seus desígnios de ditador vitalício.

Assim, nesta terça-feira (10/8), pela manhã, um comboio com veículos blindados, armamentos que partiu do Rio de Janeiro, passará por Brasília, a caminho do Campo de Instrução de Formosa (CIF). Na oportunidade, às 8h30, no Palácio do Planalto, será entregue ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, os convites para comparecerem à Demonstração Operativa, que ocorrerá no dia 16 de
agosto.

Quando o presidente faz este tipo de demonstração de força, tem como objetivo afrontar as instituições democráticas e ao exibir os blindados na Praça dos Três Poderes em plena terça-feira quando será votado pela Câmara dos Deputados a PEC do Voto Impresso, ele manda um recado para as Instituições brasileiras.


Tudo isto poderia passar como uma mera coincidência se há alguns dias, o general que comanda a Defesa não estivesse no Comando do Leste para visitar as tropas do Exército especializadas em intervenção federal. Desta forma, em menos de um mês, presenciamos forças armadas em plena praça dos três poderes. Será  esta a  estratégia Nacional de Defesa que este governo está pensando?

         Ao praticar tal ato, o presidente da República atravessa o Rubicão. A sorte da democracia brasileira está lançada.

 

Um comentário:

Clovis Oliveira de Carvalho disse...

Bom artigo cumpadi, alias como todos o que você faz. Entramos numa quadra de lua decisiva para a democracia brasileira.

ARTIGO - A geração que fez a diferença! (Padre Carlos)

A geração que fez a diferença!      Decorridos tantos anos do fim da ditadura, observa-se que a geração da utopia está partindo e a nova...