quinta-feira, 10 de agosto de 2023

ARTIGO - Nossa Senhora das Vitórias, modelo de serviço vocacional. (Padre Carlos)

 



Um mês de graça e missão




 

Caros leitores,


O mês de agosto é sempre um período especial para a Igreja de Vitória da Conquista, pois celebramos não apenas a festa da nossa padroeira Nossa Senhora das Vitórias, mas também o mês vocacional na Igreja do Brasil. Neste ano, esse mês se torna ainda mais significativo, pois estamos celebrando o III Ano Vocacional, cujo tema nos leva a refletir sobre a “Vocação como graça e missão”.

O que significa, afinal, o chamado de Deus na vida de homens e mulheres? Responder a esse chamado é aderir profundamente à pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Toda vocação e missão tem nele a sua fonte e objetivo. Seguir Jesus exige o feliz esforço da conversão, não podemos responde-lo com meias palavras ou gestos superficiais. Como disse certa vez Dom Celso José, todo chamado de Deus é uma iniciativa de amor, um convite ao encontro, como lembrou o Papa Francisco: “No início há um encontro com Jesus, que nos fala do Pai, nos faz conhecer o seu amor. E assim também em nós surge espontaneamente o desejo de comunicá-lo às pessoas que amamos”.

A vocação é uma missão. Somos chamados a ser testemunhas de Jesus Cristo no mundo. Somos chamados a anunciar o Evangelho, a servir os pobres e os necessitados, e a construir um mundo mais justo e fraterno.

Ao longo do mês de agosto, vamos refletir sobre o nosso chamado de Deus. Vamos pedir a Deus que nos ajude a responder ao seu chamado com generosidade e amor. Vamos também rezar pelas vocações sacerdotais, religiosas e leigas.

Esse encontro com o Senhor, que está na origem de toda vocação cristã, parte sempre da vida de oração. Não há vocação autêntica sem um vigoroso vínculo com Deus na oração! Fora daí, tudo se torna vão. Que Nossa Senhora das Vitórias nos ajude a responder com alegria e generosidade ao chamado de seu Filho! É ele que dá sentido pleno à nossa existência.

 

 


Nenhum comentário:

ARTIGO - A geração que fez a diferença! (Padre Carlos)

A geração que fez a diferença!      Decorridos tantos anos do fim da ditadura, observa-se que a geração da utopia está partindo e a nova...