A sinodalidade, caminho de conversão eclesial
A 16a Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos publicou recentemente uma inspiradora "Carta ao Povo de Deus", convidando todos os fiéis a participarem do processo sinodal em curso na Igreja Católica. Essa carta representa um marco histórico e um sinal de esperança para o terceiro milênio.
Pela primeira vez, leigos e leigas foram convidados a sentar-se à mesma mesa que os bispos, para debater e votar durante uma Assembleia do Sínodo. Isso mostra que a Igreja está disposta a trilhar novos caminhos, abrindo espaço para a participação do Povo de Deus nos processos decisórios.
O método sinodal, baseado no diálogo fraterno e na escuta respeitosa de todas as vozes, foi colocado em prática durante a Assembleia. Houve liberdade para expressar convergências e divergências, anseios e questionamentos. Essa experiência inédita alimenta a esperança de uma Igreja mais sinodal.
A Carta reconhece que, para amadurecer nesse caminho, a Igreja precisa se converter. Isso implica escutar aqueles que historicamente tiveram menos voz, como os pobres, os excluídos, as minorias étnicas e as vítimas de abusos eclesiásticos. Somente assim a Igreja poderá ser fiel à sua vocação de anunciar o Evangelho a partir da realidade concreta dos pequenos e descartados.
O documento também ressalta a importância de valorizar os diversos ministérios e carismas presentes no Povo de Deus, desde os mais humildes até os consagrados. Todos são chamados a contribuir, na complementaridade de seus dons, para o discernimento e as decisões eclesiais.
A sinodalidade, portanto, apresenta-se como o caminho privilegiado para a Igreja viver sua comunhão e cumprir sua missão evangelizadora neste terceiro milênio. Trata-se de resgatar a experiência das primeiras comunidades cristãs, onde todos tinham voz e os apóstolos discerniam em sintonia com toda a Igreja.
Que o Espírito Santo guie esse processo, para que a Igreja se renove em diálogo com o mundo de hoje e seja fermento do Reino de Deus na história. A exemplo de Maria, estrela da evangelização, ousemos trilhar juntos esse caminho sinodal.
l
Nenhum comentário:
Postar um comentário