segunda-feira, 25 de maio de 2020

ARTIGO - Senhora das Vitórias (Padre Carlos)




Senhora das Vitórias



“Maria, tu sempre brilhas em nosso caminho como sinal de salvação e esperança.
Nós nos entregamos a Ti, Saúde dos Enfermos...” (Papa Francisco)


Não poderiam escolher um mês para antecipar o feriado de Nossa Senhora das Vitórias que representasse tanto Maria como este. A presença mariana é marcadamente celebrada no mês de maio e diante da pandemia que se abate em nosso país, antecipar o feriado é convocar a mãe para olhar para seus filhos. O mês parece tornar-se mais afetivo, repleto das lembranças generosas entre mãe e filhos. Os católicos não se cansam de voltar-se para a Virgem Maria como aquela que perfeitamente foi fiel a Deus e que, como modelo, nos ensina a confiar no Senhor, principalmente nos momentos mais difícil.

Para os ensinamentos católicos, a intercessão em Maria é fundamental, caminhamos para o céu tendo a segurança de uma Mãe Santa e fiel. Ao longo de nossa caminhada, podemos contar sempre com o carinho e o amor de Maria. Ela sempre nos acompanhará no caminho de santidade, e neste caminho, pelas mãos Dela, recebemos a dádiva grandiosa de Jesus; e com Ele traz-nos o seu amor, a sua paz e a sua alegria.
            Nesta data, gostaria de colocar nas mãos de Nossa Senhora das Vitória, todas as Mães brasileiras que perderam seus filhos para o covid 19, para o H1N1, para Dengue, Zika e Chikungunya. E em nome de Thâmar, quero homenagear todas as mães.  Elas que não ponderam segurar os filhos mortos nos braços, enxugar o suor de seus poros e dar o beijo da despedida. Não jogou flores sobre o caixão e para aquelas em que os filhos foram enterrados em vala comum, nem teve uma sepultura para visitar quando a saudade doeu fundo na alma.   Para as mães brasileiras que vem sofrendo toda esta paixão e morte, só Maria pode entender esta dor, porque é impossível entender a dor de uma mãe, diz o papa Francisco.
Ao antecipar o feriado, terminam colocando Maria mais uma vez na cena da Ressurreição, para que possamos fazer como Maria de Madalena, encontrar-se com o Cristo que ressuscitou e correr para anunciar a Boa Nova.
Que Nossa Senhora das Vitórias possa mais uma vez nos ensinar a anunciar e lembrarmos que a Boa Nova se traduz na caridade que devemos praticar com o nosso próximo, no agir com Misericórdia para com os nossos irmãos que se encontram em dificuldade, que estão exposto ao vírus, que perderam o emprego, que são a imagem do crucificado para cada um de nós.
Tudo isso Vos pedimos ó Mãe, para que, através do Amor e da Misericórdia por nós ofertado, o próximo possa ressuscitar e ter devolvida a sua dignidade por Cristo, Nosso Senhor.




Nenhum comentário:

ARTIGO - A geração que fez a diferença! (Padre Carlos)

A geração que fez a diferença!      Decorridos tantos anos do fim da ditadura, observa-se que a geração da utopia está partindo e a nova...