segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Renée de Carvalho - UMA VIDA DE LUTAS (Padre Carlos)

 

"Atrás de um grande homem, há sempre uma grande mulher".

 


Sempre detestei esta frase!  Porque “atrás de um grande homem”? Porque não “ao lado...”? Talvez porque essa é uma antiga expressão característica da sociedade patriarcal, referindo-se ao tempo em que a mulher ficava nos bastidores, cuidando do lar e dos filhos para que o homem tivesse a tranqüilidade de apenas preocupar-se com o provimento do lar... Porém, os tempos eram outros, num combate entre feministas e mulheres trabalhadoras que defendiam que seu lugar não era apenas está ao lado de um grande homem. Naquele período de “France occupe,” Renée, acumulava várias funções: ser mãe, guerrilheira contra o fascismo e ser companheira.


Foram muitas perdas que a esquerda e o movimento popular tiveram neste ano: amigos, companheiros e companheiras de luta contra o autoritarismo e o fascismo. Podemos dizer que com estas perdas que sofremos, morremos também um pouco este ano marcado pelo flagelo da pandemia e pelo descaso das autoridades.

            Sentimos e choramos pela perda de cada um deles e delas que partiram, confesso aos senhores que sentir um pedacinho da minha história morrendo em cada despedida.


Na semana passada, mais uma companheira se despediu desta vida.  Perdemos uma lutadora das grandes, uma mulher que dedicou sua vida à luta por um mundo mais justo. Militante e aguerrida, nasce em Marselha, na França, em 1925. Filha de pais comunistas dedicou-se desde muito cedo, aos 16 anos, a luta pela resistência francesa contra a ocupação nazista e o governo colaboracionista de Vichy. Renée de Carvalho nos deixou aos 93 anos de idade.

Ainda na juventude conheceu Apolônio de Carvalho, o dirigente comunista brasileiro foi seu companheiro de vida e de luta.  

 

Descanse em paz companheira!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

ARTIGO - A geração que fez a diferença! (Padre Carlos)

A geração que fez a diferença!      Decorridos tantos anos do fim da ditadura, observa-se que a geração da utopia está partindo e a nova...