quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

ARTIGO - Jogaram o barro na parede... será que cola? (Padre Carlos)

 


Jogaram o barro na parede... será que cola?

 






Já diz o ditado: “jogou o barro na parede, se colar, colou”. Essa é uma expressão usada quando alguém tenta algo para conseguir êxito. Foi justamente nessa essência que alguém passou a notícia que em uma articulação para atrair o PSD para o palanque do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda no primeiro turno das eleições presidencial, o PT estaria avaliando abrir mão da candidatura própria na Bahia e assim, entregaria o maior estado governado pelo partido.

No suposto arranjo, o senador Jaques Wagner (PT) abriria mão de sua candidatura para apoiar o também senador Otto Alencar (PSD) para o governo do estado. Apesar do senador Otto, ser conhecido pelo perfil de cumpridor de acordos e ficou ao lado do partido nos momentos mais difícil do antipetismo, não justifica abrir mão do protagonismo da política da Bahia.

Mas o que é ser mesmo protagonista? Ele é o personagem principal de uma narrativa, assim, podemos definir que PT como força hegemonizada da esquerda no nosso estado, é o grande protagonista do projeto político do pós ACM, apesar desta hegemonia ter custado caro para o partido.

            Diante de tais fatos, podemos constatar uma luta dentro das forças que compõem a base política do governo Rui. Apesar do PT, ser a força hegemônica, deste projeto e ter desempenhado este papel de liderança é natural que seus aliados busquem também ocupar tal função no projeto de governo. Mesmo com todo este capital político do PT e de Lula,  seria um erro político abrir mão da candidatura própria na Bahia, estado governado pelo PT há 16 anos. A chapa majoritária jamais poderá servir como moeda de troca para atrair o PSD e Gilberto Kassab, isto não quer dizer que não se possam discutir Minas Gerais, Rio de Janeiro e Sergipe.

Entre aplausos de alguns da base e protesto e decepção de outros, o senador correu logo para desmentir a notícia. Na verdade tem gente dando uma de joão-sem-braço; ora negando... Agora, pelo visto, jogou o barro na parede, na base do se colar, colou.

          

 


Um comentário:

ERNANE Días disse...

Vamos aguardar o resultado do desdobramentos deste momento.na minha opinião Jaques Wagner será eleito governador da Bahia.e se vim com Otto Alencar na vice na chapa pode ganhar as eleições já no primeiro turno.

ARTIGO - A geração que fez a diferença! (Padre Carlos)

A geração que fez a diferença!      Decorridos tantos anos do fim da ditadura, observa-se que a geração da utopia está partindo e a nova...