domingo, 21 de fevereiro de 2021

ARTIGO - Quem determina os preços da gasolina em Vitória da Conquista?

 


Ajude a Divulgar este Blog, compartilhando estes artigos nas suas redes sociais.

 Os preços  abusivos dos combustíveis na nossa cidade é um mistério



 

         Nos últimos dias venho me questionando sobre os aumentos abusivos de combustíveis em nosso País. Podemos afirmar que o monopólio da Petrobras explica o fato de nossa gasolina ser ruim e cara, mas ele não explica esse súbito e acentuado aumento ocorrido nas bombas nos últimos dias nem a diferença entre os preços aplicados dentro e fora da cidade.


De fato, é notório que o preço dos derivados do petróleo em nosso município varia muito pouco dentro da cidade, deixando o consumidor sem grandes opções para abastecer. Mais: os reajustes costumam ser aplicados de forma geral, sem descriminar qualquer empresa, então qual a justificativa da diferença de preços entre os postos dentro e fora da área metropolitana da grande Contista.

Tudo isso, inevitavelmente, induz o conquistense médio a concluir (supor) que tais fenômenos — ínfima diferença de preços e reajustes simultâneos dentro da cidade — só ocorrem porque os proprietários dos postos burlam o sistema de concorrência e fazem um cartel entre eles, tabelando os valores a serem cobrados. Se isto vier a ser confirmado, tal arranjo de combinação entre eles ocorreria, obviamente, em prejuízo aos consumidores conquistense.

O que nos leva à seguinte elucubração: ora, se vierem ser comprovado que esses comerciantes conseguem garantir maiores faturamentos por meio deste expediente (combinando preços), é de se imaginar que quem deveria está fiscalizando estes empresários não estão fazendo seu trabalho direito, por falta de competência ou por conivência, o que eu não acredito.


O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) precisa reforçar o trabalho de fiscalização contra aumentos abusivos de preços dos combustíveis na bomba e questionar a diferença que existe entre as empresas que operam dentro da cidade em relação as que prestam serviços ao longo da BR 116. Precisamos constituir uma força tarefa com os representantes do povo, através da Câmara de vereadores, Ministério Público e o Procon. Só assim, os cidadãos poderão se sentir protegido dos vírus e de manobras que possam lesar o seu bolso. 

  

 


Nenhum comentário:

ARTIGO - A geração que fez a diferença! (Padre Carlos)

A geração que fez a diferença!      Decorridos tantos anos do fim da ditadura, observa-se que a geração da utopia está partindo e a nova...