Chateaubriand e Carlos Lacerda X Rede Globo
Hegel disse que os fatos e personagens de grande importância da história
do mundo se repetiam duas vezes e Marx completa este pensamento do filósofo,
que a história acontece “a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa”. A
História recente do Brasil é um bom exemplo para confirmar as teorias de Hegel.
Ao constatar o papel que a imprensa desempenhou no séc. passado e vem
desempenhando nestas duas últimas décadas, não podemos negar a influência das
mídias na vida política do país. Assim, podemos afirmar que uma figura central
que esteve relacionado a história destes fatos, foi Carlos Lacerda. Apresentado
normalmente como “jornalista”, não era simplesmente funcionário de um jornal,
mas seu proprietário. Mais do que empresário, era declaradamente anti-getulista
e anti-comunista. Tornou-se um dos principais porta vozes da UDN e de uma
política de abertura do país aos interesses estadunidenses. É normalmente
lembrado por ter sido o pivô da crise que levou Getúlio ao suicídio, mas também
por ter sido um dos articuladores civis do golpe de 1964.
A atuação da imprensa sempre foi marcada de forma decisiva nos grandes
acontecimentos da nossa República. Se formarmos aqui um paralelo, poderemos
afirmar que no pós-guerra, esta influência vem ganhando uma importância como
meio de legitimar conjunturas e governos das ascensões as derrocadas de
políticos brasileiros. De esperança renovadora à salvadores da pátria, estes
políticos se transformam da noite para o dia em inimigo n.º 1 da República nas
páginas de jornais e revistas e também na televisão.
Dr. Roberto e seu conglomerado de comunicação, tinha conhecimento do
potencial que suas empresas exerciam e exercem até hoje, sobre as mentes e
vontades do eleitorado brasileiro. Mas,
o que venha ser mesmo um conglomerado? Um conglomerado de mídia é um grupo de
comunicação, uma empresa que possui um grande número de empresas em vários
meios de comunicação como televisão, rádio, impresso, filmes, músicas e
internet. O conglomerado da família Marinho, sempre lutaram por políticas e
ideologias que facilitasse o controle dos mercados e a participação de
manutenção do seu projeto político.
Na Filosofia, a analogia é uma forma de averiguar o porquê da semelhança
entre objetos ou ideias. E nossa intenção é demostrar para o leitor o conjunto
de informações sobre os meios de comunicação e sua influência a partir da
década de trinta aqui no Brasil. O sucesso de Chateaubriand chamou a atenção de
muitos empresários deste meio, Homem de negócios, foi um magnata das
comunicações no Brasil entre o final dos anos 1930 e início dos anos 1960, dono
dos Diários Associados, que foi o maior conglomerado de mídia da América
Latina. Chatô como era conhecido, além de sua habilidade para os negócios,
tinha uma intensa militância política nos bastidores do poder e foi um dos
grandes responsáveis pela desestabilização do governo de Getúlio na década de
cinquenta.
Padre Carlos
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