sexta-feira, 12 de julho de 2019

ARTIGO - O Mito Lula (Padre Carlos)






O Mito Lula
           




               Se o PT tivesse desistido de sua candidatura como alguns membros da direita do partido queriam, estaria também abrindo mão de continuar sendo a força hegemônica da esquerda brasileira. Hoje, não vejo no conjunto do partido tal avaliação, mas com certeza, o PT estaria aniquilado como partido. Desta forma, manter uma candidatura naquela conjuntura, era fundamental para construir um eixo de acumulação de forças.

            Assim, o crescimento de Lula mesmo estando preso, revela o acerto da estratégia do PT em insistir em uma candidatura e que a batalha política pela sua libertação deve manter essa trajetória de crescimento das forças progressistas para as disputas que deveremos travar com as forças conservadoras em 2020.

            É inegável a força eleitoral de Lula e a sua capacidade de transferir votos era a nossa grande arma diante dos adversários. Sabendo disso, nosso presidente jogou todas as suas fichas e mesmo sabendo que era uma tática arriscada e que poderíamos perder as eleições, não teve duvida de arriscar. Abraçar uma candidatura dentro do partido era a única saída para manter seu partido unido num único propósito: a sobrevivência.
         
   Desta forma, Lula manteve o PT no cenário político como o protagonista desta narrativa, assim, pode definir que o PT de Lula se mantivesse como a grande força hegemônica da esquerda brasileira por mais de três décadas, e continua sendo o grande protagonista deste projeto, apesar desta hegemonia está começando a dar sinais de desgaste.
            À direita ao encarcerar Lula o transformou em um mito. Sim,
Lula é mais que uma ideia: é uma narrativa. Lula inventou e praticou sentidos. Ele mostrou - pela - sua trajetória - que um mundo melhor é possível. Lula é um mito. Não um mito do povo brasileiro, e sim, um mito - agora - da humanidade. A prisão de Lula se torna um escândalo depois das revelações da Vasa Jato, ao mesmo tempo em que se realiza um dos maiores ataques a conquistas sociais dos trabalhadores e das trabalhadoras, isto reforça a imagem de Lula e do PT como os únicos defensores dos trabalhadores e isto, com certeza, terá grande impacto nas eleições 2020.


 Padre Carlos Roberto Pereira

Nenhum comentário:

ARTIGO - A geração que fez a diferença! (Padre Carlos)

A geração que fez a diferença!      Decorridos tantos anos do fim da ditadura, observa-se que a geração da utopia está partindo e a nova...