Pessoas que Desafiam o Tempo
O tempo, implacável, parece seguir sempre em frente. Os anos passam, as rugas aumentam, os cabelos embranquecem. É o ciclo natural da vida, dirão muitos. No entanto, existem aqueles que parecem desafiar essa aparente fatalidade, indivíduos que transcenderam a passagem dos anos e permanecem eternamente jovens.
Nomes como Gilberto Gil e Caetano Veloso vêm imediatamente à mente. Mesmo após décadas de carreira, eles ainda irradiam vigor, criatividade e irreverência. Basta vê-los no palco ao lado das novas gerações para constatar que o tempo para eles é relativo. Enquanto a maioria se resigna ao envelhecimento, eles celebram a vida em sua plenitude.
O que explica essa juventude persistente? Talvez seja a paixão pela música, que ainda os move e inspira depois de tantos anos. Ou quem sabe seja a sede de conhecimento e a curiosidade, que os mantêm antenados ao mundo. Ou ainda uma visão poética da existência, que relaciona passado e presente em sintonia.
De todo modo, artistas como esses nos ensinam que a idade cronológica não define quem somos. É possível reinventar-se, aprender sempre e manter o espírito jovem, independentemente dos anos vividos. Mostram que as convenções podem e devem ser desafiadas, para que a chama interior nunca se apague.
Felizmente, não são os únicos exemplos de pessoas que superaram os limites do tempo. Em todos os campos existem aqueles que se recusam a ser etiquetados ou diminuídos pela idade. Cientistas que fazem descobertas tardias, atletas que batem recordes na maturidade, profissionais que encontram nova vocação na terceira idade.
São casos que nos enchem de esperança e alegria, ao mostrar que a vida pode ser constantemente renovada. Prova de que a verdadeira idade mora na alma, não no corpo. E de que é sempre tempo de recomeçar, reinventar, crescer. Basta preservar acesa a chama da curiosidade e do entusiasmo.
Enquanto o relógio insiste em girar, existirão aqueles que o desafiam com seu espírito jovem. Que seguem produzindo, se transformando, encantando gerações mais novas. São pessoas que transcendem o tempo e nos ensinam que a vida pode ser uma eterna primavera. Precisamos só regar diariamente nossa sede de viver.
Padre Carlos
Nenhum comentário:
Postar um comentário