Uma Candidatura que Desafia a Polarização
A pré-campanha eleitoral em nossa cidade este ano tem sido marcada pela polarização entre a atual prefeita Sheila Lemos, do União Brasil, e o candidato de oposição Waldenor Pereira, do PT. No entanto, como bem alertou o experiente político Romilson "Coração de Leão", não devemos subestimar a candidatura de Lúcia Rocha pelo MDB.
Sem o aparato de cargos e estrutura que seus adversários possuem, Lúcia Rocha tem conseguido impressionantes feitos. Sua candidatura de centro vem estourando a bolha da polarização e colocando seu nome entre os três mais bem pontuados nas pesquisas de intenção de voto.
Isso porque Lúcia conta com um eleitorado fiel que a acompanha há quase três décadas na política local. Levantando as bandeiras do MDB, partido que abrigou forças de centro mesmo nos tempos da ditadura militar, ela busca angariar votos dos eleitores moderados insatisfeitos tanto com o atual governo municipal quanto com as opções radicais.
Ao se colocar como uma terceira via, a candidata vem catalisando o descontentamento de parcelas da população com a gestão de Sheila Lemos e a rejeição de alguns ao PT. Sua longa experiência e trânsito entre diferentes espectros políticos são trunfos importantes.
Nas eleições, sempre existe espaço para zebras e azarões. Fenômenos políticos são imprevisíveis. Por isso, seria um erro subestimar o potencial de Lúcia Rocha só pela falta de estrutura partidária. Sua candidatura independente pode surpreender e se consolidar como uma opção viável ao eleitor de centro moderado.
Em política, não se pode desconsiderar candidaturas alternativas só pelo tamanho dos palanques. A história está repleta de "outsiders" que contrariaram as expectativas e fizeram bonito. Que os competidores mais estruturados não cometam o erro de dar a eleição como ganha. A disputa segue aberta em nossa cidade. E Lúcia Rocha tem total condição de incomodar e fazer uma boa votação. Vamos aguardar a decisão das urnas antes de cravar qualquer prognóstico definitivo.
Uma Candidatura que Desafia a Polarização
Nenhum comentário:
Postar um comentário