domingo, 2 de julho de 2023

ARTIGO – Para o Papa,: há sogras e sogras. (Padre Carlos)

 

 


Tenham cuidado com a língua!




     O Sumo Pontífice pediu que as tratem melhor, mas deixou-lhes também um aviso: devem “ter cuidado com a língua”.

     O Papa Francisco surpreendeu o mundo ao dedicar uma parte da sua audiência geral desta quarta-feira às sogras. O líder da Igreja Católica elogiou o papel das mães dos cônjuges na família e pediu que sejam respeitadas e valorizadas. Mas também alertou para os perigos da língua afiada que, por vezes, pode causar conflitos e mal-entendidos.

     Francisco reconheceu que as sogras são muitas vezes alvo de piadas e gracejos, mas defendeu que elas são uma “riqueza” para a sociedade. “As sogras são importantes porque são a memória da família, são aquelas que transmitem a fé, os valores, as tradições”, afirmou. E acrescentou: “Sem as sogras não haveria netos”.

     O Papa lembrou ainda que as sogras têm uma missão especial na educação dos filhos e dos netos, especialmente nos tempos de crise que vivemos. “As sogras são aquelas que nos ensinam a ser fortes, a não desistir, a confiar em Deus”, disse.

     Mas nem tudo são rosas no relacionamento entre as sogras e os genros ou noras. O Papa admitiu que há casos em que as sogras se intrometem demais na vida dos casais, dando palpites indesejados ou fazendo comparações injustas. E, para evitar essas situações, Francisco deixou um conselho: “As sogras devem ter cuidado com a língua. A língua é um dom de Deus, mas também pode ser uma arma do diabo. A língua pode construir ou destruir, pode unir ou separar, pode abençoar ou amaldiçoar”.

     O Papa concluiu a sua reflexão pedindo aos fiéis que rezem pelas suas sogras e que lhes agradeçam pelo bem que fazem. E também pediu às sogras que rezem pelos seus genros e noras e que lhes façam sentir o seu amor.

     Eu não sei se o Papa Francisco tem ou teve alguma experiência pessoal com sogras, mas parece-me que ele foi muito sábio nas suas palavras. As sogras são, de facto, uma parte importante da família e merecem o nosso respeito e carinho. Mas também devem saber respeitar os limites e não se meterem onde não são chamadas.

     Eu tive a sorte de ter duas sogra, a avó e a mãe de minha esposa. Elas só trouxeram pra mim Felicidade. Mas sei que há muitos casos em que as sogras são motivo de infelicidade e de discórdia. Por isso, espero que o apelo do Papa seja ouvido e seguido por todos. Há sogras e sogras, mas todas podem ser melhores se souberem usar bem a língua.

 

Nenhum comentário:

ARTIGO - A geração que fez a diferença! (Padre Carlos)

A geração que fez a diferença!      Decorridos tantos anos do fim da ditadura, observa-se que a geração da utopia está partindo e a nova...