ARTIGO - Comemorando 100 mil acessos em nosso blog. (Padre Carlos)
A espora do conhecimento
Caro(a) leitor(a), hoje estamos em festa! É com grande alegria que anunciamos que nosso blog ultrapassou a marca dos 100 mil acessos. Essa conquista é motivo de celebração, pois representa não apenas um número expressivo, mas também o reconhecimento do trabalho árduo e dedicado de todos os envolvidos.
Nosso blog nasceu há quatro anos, com o objetivo de divulgar e debater as questões da filosofia política, uma área de estudo que se dedica a questionar, problematizar e tentar entender as diversas questões políticas que permeiam o convívio social. Acreditamos que a filosofia política é uma ferramenta essencial para compreender e transformar a realidade em que vivemos, pois ela nos ajuda a pensar criticamente sobre conceitos como Estado, governo, justiça, liberdade, democracia, direitos humanos e cidadania.
Os artigos que publicamos são fruto de quarenta e cinco anos de militância política e social, bem como de pesquisa acadêmica e leitura constante dos grandes pensadores da filosofia política, desde os clássicos como Platão, Aristóteles, Maquiavel e Rousseau, até os contemporâneos como Marx, Foucault, Habermas e Derrida. Todos eles nos inspiram e nos desafiam a pensar por nós mesmos e a buscar novas formas de entender e atuar no mundo.
Escrever não é fácil, isso todo mundo já está cansado de saber, principalmente quando nos propomos a certos assuntos como: filosofia, teologia, antropologia e história; buscando assim com este trabalho uma abordagem conjuntural. Mesmo sabendo de todas estas dificuldades, não desistimos nem nos intimidamos de colocar no papel nossos sentimentos e as felicidades e dores de todos aqueles que estão precisando de alguém que possa traduzir.
Assim, aprendemos que as dificuldades de escrever e entender o inconsciente de um povo fazem parte dessas pessoas que se propõem a mergulhar cada vez mais neste mundo das ideias e só assim poderão se sentir um verdadeiro artesão das palavras e conseguir de forma precisa interpretar as alegrias e tristezas de um povo marcado pelo sofrimento e esquecido pelos poderes públicos e pelo estado brasileiro.
Assim, acreditamos ter deixado claro o nosso objetivo. Sabemos que escrevendo sobre a conjuntura política e levantando as questões filosóficas que estejam relacionadas com o nosso dia-a-dia, podemos quem sabe envolver esta juventude dentro deste contexto político e filosófico da melhor forma possível. Desta forma, procuramos apresentar às pessoas que não conhecem o submundo da militância e desconhecem a linguagem aplicada e a escrita engajada vivenciando este universo.
A ideia de uma espora surgiu das leituras de Aristóteles, ele nos lembra do conceito de animal político e nos remete ao estímulo que faz o animal sair de sua inércia. Ah! Se nós pudéssemos de alguma forma no campo das ideias esporar, estimular, avivar, espicaçar, incitar encorajar e desta forma encorajar a todos que queiram nos honrar com suas atentas leituras, temos certeza que seríamos a espora do conhecimento.
O que nós desejamos mesmo é provocar reações no leitor capaz de sair da inércia política e se envolver com a luta por um mundo melhor. Só poderíamos assim entender o que queria dizer aquele antigo compositor cearense, que um pouco nos deixou: “Não me peça que eu lhe faça / Uma canção como se deve / Correta, branca, suave / Muito limpa, muito leve / Sons, palavras, são navalhas / E eu não posso cantar como convém / Sem querer ferir ninguém” (Belchior).
Por isso, queremos agradecer a você, leitor(a), que nos acompanha e nos incentiva com seus comentários, críticas e sugestões. Você é a razão de ser do nosso blog e o motivo de nossa satisfação. Esperamos continuar contando com sua presença e sua participação em nosso espaço de reflexão e diálogo. Juntos, podemos fazer a diferença e contribuir para uma sociedade mais justa, democrática e solidária.
Um forte abraço,
Equipe do blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário