domingo, 23 de junho de 2019

ARTIGO | Procura-se um amigo (Padre Carlos)




Procura-se um amigo



            Tenho tentando colocar no papel este sentimento de amizade para aqueles que conhecem e sabem da sua verdadeira importância. E como é difícil encontrar! Só descobrimos o grau de amizade e a sua verdadeira dimensão, nos momentos mais difíceis da nossa vida.
             Hoje vou partilhar com vocês sobre como uma presença amiga é importante em determinados momentos da nossas  vidas. Acompanhei outro dia um amigo que estava fazendo um check-up no hospital.  O médico chama-o pelo nome e não lhe deu uma boa notícia. Os exames, embora preliminares, tinha constatado um problema e por isto, recomendou que fizesse outros mais específicos. Esta notícia trouxe uma profunda tristeza e sofrimento era visível em seu semblante o que estas palavras do médico tinha causada ao seu estado emocional. Ele ficara perplexo. Não esperava tal diagnóstico. O mais difícil de aceitar é a incerteza sobre o seu futuro.
     
       Com as mãos tremulas e com aquele olhar como se tivesse pedindo ajuda, recebe calado, mas preocupado, a lista de exames que terá de fazer. Não foi apenas um, mas, dois diagnósticos que se comprovado, poderá leva-lo ao óbito. Ao constatar o que realmente está acontecendo, este irmão e companheiro é ferido em outra parte: no mais profundo da sua alma.
             Assim, só consegue pensar na esposa e nos filhos, como iriam reagir e uma dúvida passa na sua cabeça: será que eles estariam preparados para receber aquela notícia? O Mundo parece que está desabando sobre sua cabeça e um pensamento busca traduzir tudo aquilo: por que ele se encontra naquela situação, durante toda a sua vida, procurou ser um bom pai e um companheiro amigo e fiel.
            Saímos daquele hospital e de repente ele olha o céu e diz: que azul lindo está fazendo hoje! Como é possível a partir de agora conviver com esta luz se em minha alma habita uma verdadeira escuridão. Neste momento olha para o céu como se estivesse vendo algo. E um filme passa na sua mente, suas lembranças trazem estas imagens de muita felicidade e alegria. Imagens da sua vida. Imagens dos seus pais e da sua família. Imagens dos seus amigos. Imagens do quanto viveu. Do quanto pode construir. Do que, mal ou bem, conquistou.
      
       E, num momento, escuro de chumbo que lhe marcava a alma aparece uma luz intensa de gratidão e de esperança. Gratidão pelo tanto que recebeu e esperança na vida que se faz em cada dia, no sol que nasce e ilumina, na felicidade dos beijos da mulher e dos filhos, do abraço dos amigos ou, até, daquele jantar específico ou daquela cachaça que quase o ressuscita. Nós somos isto, conclui. Finitos. Mas agradeço por poder desfrutar desse bem maior que é estarmos vivos e viver a vida!
            Meu amigo tá lutando e eu estou do seu lado vibrando com ele cada vitória e conquista que vem obtendo.

Padre Carlos


Nenhum comentário:

ARTIGO - A geração que fez a diferença! (Padre Carlos)

A geração que fez a diferença!      Decorridos tantos anos do fim da ditadura, observa-se que a geração da utopia está partindo e a nova...